O professor e especialista Nelson
Machado que coordena há 23 anos o Tênis de Mesa no Colégio Criativo de
Marília/SP , lançou em 2008 a primeira edição do livro "Método de Ensino de Tênis
de Mesa para Professores, Colégios e Escolas" durante o 49ª
Campeonato Mundial de Tênis de Mesa que foi realizado em Guangzhou na China,
considerado pelos especialistas o país do Tênis de Mesa, assim como o Brasil é
o pais do futebol.
Nesta sábado, 7 de dezembro, às
10h da manhã na Unidade I do Colégio Criativo, na Rua das Safiras, 45, no Bairro
Maria Izabel, o Criativo e o professor estarão lançando a segunda edição do livro, com algumas inclusões e melhorias, como Baby-Ping (para crianças de
4 a 7 anos), Detecção Nacional de Talentos, Detecção Mundial de Talentos da
ITTF (Hopes), seleção nacional sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, seleção
principal e como treinar em todas estas fases na parte técnica, física, mental
e tática.
Com isso o autor mariliense
pretende levar conhecimento de aulas e de treinamentos de Tênis de Mesa em
vários níveis e idades. O livro é muito didático, possuindo além da teoria
ensinamento efeito, velocidade, golpes, técnicas, fundamentos da modalidade,
120 aulas praticas e ilustradas divididos em 5 níveis técnicos.
O livro é ideal para professores,
treinadores de clubes, alunos, atletas da modalidade, onde o autor presenteia
todos os leitores com sua experiência de 24 anos (sendo 10 anos servindo a
seleção brasileira e trabalhando com os franceses desde 1996).
O livro teve seu lançamento
internacional no mundial nos idiomas espanhol (com tradução de Miguel
Fernandez) e português com uma aceitação tão grande que o mesmo atingiu os 5
continentes do planeta: Ásia, Europa, América, África e Oceânia.
Países como Angola (África),
Portugal e Espanha (Europa), podem adotar o livro do treinador mariliense em
seus cursos de formação esportiva. Todos foram unânimes após terem acesso ao
livro, que o mesmo está muito bem elaborado, planejado e de fácil entendimento
dos professores e treinadores.
"- Será um ótimo instrumento para ajudar-nos a massificar e
ensinar didaticamente passo a passo o Tênis de Mesa em nossas 17 províncias, declara
o Expert Abílio Cruz, diretor do Centro de Alto Rendimento de Angola na
Africa".
" Para Evélio Alvarez (Cuba), diretor de Desenvolvimento da
América Latina e da ITTF, disse que já leu o livro e que gostou muito. A linguagem
é simples, clara e objetiva".
Vejam os países que já possuem
exemplares da bibliografia do professor Nelson Machado:
1. BRASIL, 2. CANADÁ, 3. ESPANHA, 4. INGLATERRA, 5. EL SALVADOR, 6.
CUBA, 7. VENEZUELA, 8. ARGENTINA, 9. COLÔMBIA, 10. CHILE, 11. PORTUGAL, 12.
JAPÃO, 13. ALEMANHA, 14. FRANÇA, 15. ANGOLA, 16. AUSTRÁLIA , 17. EQUADOR, 18.
PORTO RICO, 19. ESTADOS UNIDOS, 20. SUÉCIA.
Onde e como adquirir seu livro:
Através do e-mail:
contato@nelsonmachado.com.br
No
Brasil: valor: R$ 30,00 reais +
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correspondência registrada R$ 7,00 reais (para todo o
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Depositar o valor do livro
no seguinte banco:
Nelson
Luís Machado
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Agência: 0141-4
Conta: 48.180-7
Marília/São Paulo
Depois de depositado, enviar o comprovante
para o e-mail: contato@nelsonmachado.com.br
e o livro será enviado. Enviar o endereço
completo, com CEP, cidade, bairro, etc.
Na América-Latina: valor: U$ 22 dólares + frete / Portugal, Espanha: valor: 20 euros +
frete
O livro refere-se ao ensino do
Tênis de Mesa para iniciação em escolas, colégios e clubes, em 240 páginas. O
referido livro já foi catalogado na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e
está registrado em cartório em Marília.
Vejam o resumo do conteúdo do livro:
Capítulo 1
• A importância da Educação
Física............................................................. 16
• Educação Física e
Esporte.........................................................................
17
• A importância da Educação Física na
Infância........................................... 17
Capítulo 2
• Danos causados pela competição infantil especializada
precoce.............. 19
Capítulo 3
• Tipos de iniciação
esportiva........................................................................
21
Capítulo 4
• Planejando as
aulas....................................................................................
22
Capítulo 5
• Eu
professor/treinador?...............................................................................
24
• Responsabilidades do
professor/treinador.................................................. 24
• Proporcione sempre aulas e treinos
agradáveis......................................... 24
• Proporcione uma aula
segura..................................................................... 24
• Proporcione oportunidades para os portadores de
deficiências................. 24
• Quais ferramentas necessitamos como
professores?................................ 25
•
Compreensão..............................................................................................
25
• Além de ler este livro
sugerimos................................................................. 25
•
Objetivos.....................................................................................................
25
• Afeição........................................................................................................
25
•
Caráter........................................................................................................
26
• Humor.........................................................................................................
26
Capítulo 6
• Preparação
física........................................................................................
27
• Necessidade da preparação física..............................................................
27
• Evolução da preparação física com a
idade............................................... 27
• A preparação física na
criança.................................................................... 28
Capítulo 7
• Origem e desenvolvimento do Tênis de
Mesa............................................ 29
Capítulo 8
• Fundamentos do Tênis de
Mesa................................................................. 30
Capítulo 9
• Tênis de Mesa - O esporte que propicia muitos benefícios (saúde,
inteligência e
paz).......................................................................................
31
• Por que vale a pena dedicar-se aos esportes
amadores?......................... 32
Capítulo 10
• O Tênis de Mesa
chinês.............................................................................
34
• Especialistas
...............................................................................................
34
• Concorrência...............................................................................................
35
•
Estrutura......................................................................................................
35
• Orçamento..................................................................................................
35
•
Técnicos......................................................................................................
36
• Estrutura do Tênis de Mesa na
China......................................................... 37
• Organograma do Tênis de Mesa na
China................................................. 41
Capítulo 11
• Formas de como segurar a
raquete........................................................... 42
• Efeitos.........................................................................................................
42
• Tipos de
efeitos...........................................................................................
43
Capítulo 12
• Borrachas da raquete..................................................................................
44
• Madeiras
utilizadas.....................................................................................
44
Capítulo 13
• Movimentos
específicos..............................................................................
45
• Batida de
forehand......................................................................................
45
• Batida de backhand
....................................................................................
45
• Bloqueio......................................................................................................
45
• Drive de velocidade e de
efeito................................................................... 46
• Flick.............................................................................................................
46
•
Backspin......................................................................................................
46
Capítulo 14
• Estilos de
jogo.............................................................................................
47
Capítulo 15
• O que deve ser trabalhado na equipe
principal............................................ 48
Capítulo 16
• O que deve ser trabalhado na
iniciação?.................................................... 49
Capítulo 17
• Principais características dos
treinadores................................................... 50
Capítulo 18
• Onde colocar a bola no ataque e na defesa?.............................................
51
Capítulo 19
• Tempo certo para golpear a
bola................................................................ 52
Capítulo 20
• Organograma do funcionamento do programa
(modelo de Marília/SP/Brasil).....................................................................
53
Capítulo 21
• Evolução do nível municipal ao nível
mundial............................................ 54
Capítulo 22
• Pirâmide evolutiva do aluno do
projeto........................................................ 55
Capítulo 23
• Caminho evolutivo do
mesatenista............................................................ 56
Capítulo 24
• Atletas da ADM-Marília que passaram por todas as etapas do caminho
evolutivo do
mesatenista.............................................................................
57
• Quadro de conquistas da
ADM-Marília....................................................... 59
Capítulo 25
• Orientações para as aulas..........................................................................
61
Capítulo 26
• Estágio
2.....................................................................................................
93
Capítulo 27
• Estágio 3 ....................................................................................................
124
Capítulo 28
• Estágio
4.....................................................................................................
155
Capítulo 29
• Estágio 5.....................................................................................................
186
Capítulo 30
• Leis que levaram a implantar o Tênis de Mesa nas escolas de
Marília...... 217
• Lei que tornou a ADM-Marília Utilidade
Pública......................................... 222
• Fotos do Tênis de Mesa nas escolas de
Marília......................................... 223
Capítulo 31
• Baby-Ping, Detecção Nacional de Talentos e Seleção Brasileira................ 227
Referências Bibliográficas................................................................................
235
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