O professor e especialista Nelson
Machado que coordena há 23 anos o Tênis de Mesa no Colégio Criativo de
Marília/SP , lançou em 2008 a primeira edição do livro "Método de Ensino de Tênis
de Mesa para Professores, Colégios e Escolas" durante o 49ª
Campeonato Mundial de Tênis de Mesa que foi realizado em Guangzhou na China,
considerado pelos especialistas o país do Tênis de Mesa, assim como o Brasil é
o pais do futebol.
Nesta sábado, 7 de dezembro, às
10h da manhã na Unidade I do Colégio Criativo, na Rua das Safiras, 45, no Bairro
Maria Izabel, o Criativo e o professor estarão lançando a segunda edição do livro, com algumas inclusões e melhorias, como Baby-Ping (para crianças de
4 a 7 anos), Detecção Nacional de Talentos, Detecção Mundial de Talentos da
ITTF (Hopes), seleção nacional sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, seleção
principal e como treinar em todas estas fases na parte técnica, física, mental
e tática.
Com isso o autor mariliense
pretende levar conhecimento de aulas e de treinamentos de Tênis de Mesa em
vários níveis e idades. O livro é muito didático, possuindo além da teoria
ensinamento efeito, velocidade, golpes, técnicas, fundamentos da modalidade,
120 aulas praticas e ilustradas divididos em 5 níveis técnicos.
O livro é ideal para professores,
treinadores de clubes, alunos, atletas da modalidade, onde o autor presenteia
todos os leitores com sua experiência de 24 anos (sendo 10 anos servindo a
seleção brasileira e trabalhando com os franceses desde 1996).
O livro teve seu lançamento
internacional no mundial nos idiomas espanhol (com tradução de Miguel
Fernandez) e português com uma aceitação tão grande que o mesmo atingiu os 5
continentes do planeta: Ásia, Europa, América, África e Oceânia.
Países como Angola (África),
Portugal e Espanha (Europa), podem adotar o livro do treinador mariliense em
seus cursos de formação esportiva. Todos foram unânimes após terem acesso ao
livro, que o mesmo está muito bem elaborado, planejado e de fácil entendimento
dos professores e treinadores.
"- Será um ótimo instrumento para ajudar-nos a massificar e
ensinar didaticamente passo a passo o Tênis de Mesa em nossas 17 províncias, declara
o Expert Abílio Cruz, diretor do Centro de Alto Rendimento de Angola na
Africa".
" Para Evélio Alvarez (Cuba), diretor de Desenvolvimento da
América Latina e da ITTF, disse que já leu o livro e que gostou muito. A linguagem
é simples, clara e objetiva".
Vejam os países que já possuem
exemplares da bibliografia do professor Nelson Machado:
1. BRASIL, 2. CANADÁ, 3. ESPANHA, 4. INGLATERRA, 5. EL SALVADOR, 6.
CUBA, 7. VENEZUELA, 8. ARGENTINA, 9. COLÔMBIA, 10. CHILE, 11. PORTUGAL, 12.
JAPÃO, 13. ALEMANHA, 14. FRANÇA, 15. ANGOLA, 16. AUSTRÁLIA , 17. EQUADOR, 18.
PORTO RICO, 19. ESTADOS UNIDOS, 20. SUÉCIA.
Onde e como adquirir seu livro:
Através do e-mail:
contato@nelsonmachado.com.br
No
Brasil: valor: R$ 30,00 reais +
valor da postagem
·        
correspondência simples                                            R$ 4,00 reais (para todo o
Brasil)
·        
Impresso
módico (para envio de livros)              R$
5,30 reais (para todo o Brasil)
·        
correspondência registrada                                       R$ 7,00 reais (para todo o
Brasil) 
Depositar o valor do livro
no seguinte banco:
Nelson
Luís Machado
Banco do Brasil
Agência: 0141-4
Conta: 48.180-7
Marília/São Paulo
Depois de depositado, enviar o comprovante
para o e-mail: contato@nelsonmachado.com.br
e o livro será enviado. Enviar o endereço
completo, com CEP, cidade, bairro, etc.
Na América-Latina: valor: U$ 22 dólares + frete / Portugal, Espanha: valor: 20 euros +
frete
O livro refere-se ao ensino do
Tênis de Mesa para iniciação em escolas, colégios e clubes, em 240 páginas. O
referido livro já foi catalogado na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e
está registrado em cartório em Marília.
Vejam o resumo do conteúdo do livro:
Capítulo 1
• A importância da Educação
Física.............................................................      16
• Educação Física e
Esporte.........................................................................
    17
• A importância da Educação Física na
Infância...........................................       17
Capítulo 2
• Danos causados pela competição infantil especializada
precoce..............        19
Capítulo 3
• Tipos de iniciação
esportiva........................................................................
 21
Capítulo 4
• Planejando as
aulas....................................................................................
  22
Capítulo 5
• Eu
professor/treinador?...............................................................................
  24
• Responsabilidades do
professor/treinador..................................................     24
• Proporcione sempre aulas e treinos
agradáveis.........................................    24
• Proporcione uma aula
segura.....................................................................  24
• Proporcione oportunidades para os portadores de
deficiências.................    24
• Quais ferramentas necessitamos como
professores?................................    25
•
Compreensão..............................................................................................
 25
• Além de ler este livro
sugerimos.................................................................      25
•
Objetivos.....................................................................................................
   25
• Afeição........................................................................................................
     25
•
Caráter........................................................................................................
      26
• Humor.........................................................................................................
       26
Capítulo 6
• Preparação
física........................................................................................
 27
• Necessidade da preparação física..............................................................
  27
• Evolução da preparação física com a
idade...............................................      27
• A preparação física na
criança....................................................................   28
Capítulo 7
• Origem e desenvolvimento do Tênis de
Mesa............................................  29
Capítulo 8
• Fundamentos do Tênis de
Mesa.................................................................                 30
Capítulo 9
• Tênis de Mesa - O esporte que propicia muitos benefícios (saúde, 
inteligência e
paz).......................................................................................
   31
• Por que vale a pena dedicar-se aos esportes
amadores?.........................       32
Capítulo 10
• O Tênis de Mesa
chinês.............................................................................
  34
• Especialistas
...............................................................................................
               34
• Concorrência...............................................................................................
              35
•
Estrutura......................................................................................................
             35
• Orçamento..................................................................................................
              35
•
Técnicos......................................................................................................
              36
• Estrutura do Tênis de Mesa na
China.........................................................   37
• Organograma do Tênis de Mesa na
China.................................................     41
Capítulo 11
• Formas de como segurar a
raquete...........................................................    42
• Efeitos.........................................................................................................
              42
• Tipos de
efeitos...........................................................................................
              43
Capítulo 12
• Borrachas da raquete..................................................................................
               44
• Madeiras
utilizadas.....................................................................................
                44
Capítulo 13
• Movimentos
específicos..............................................................................
              45 
• Batida de
forehand......................................................................................
              45
• Batida de backhand
....................................................................................
               45
• Bloqueio......................................................................................................
              45
• Drive de velocidade e de
efeito...................................................................                46 
• Flick.............................................................................................................
              46
•
Backspin......................................................................................................
              46
Capítulo 14
• Estilos de
jogo.............................................................................................
               47 
Capítulo 15
• O que deve ser trabalhado na equipe
principal............................................ 48
Capítulo 16
• O que deve ser trabalhado na
iniciação?....................................................   49
Capítulo 17
• Principais características dos
treinadores...................................................    50
Capítulo 18
• Onde colocar a bola no ataque e na defesa?.............................................
    51
Capítulo 19
• Tempo certo para golpear a
bola................................................................  52
Capítulo 20
• Organograma do funcionamento do programa 
(modelo de Marília/SP/Brasil).....................................................................
    53
Capítulo 21
• Evolução do nível municipal ao nível
mundial............................................     54
Capítulo 22
• Pirâmide evolutiva do aluno do
projeto........................................................               55
Capítulo 23
• Caminho evolutivo do
mesatenista............................................................   56
Capítulo 24
• Atletas da ADM-Marília que passaram por todas as etapas do caminho 
evolutivo do
mesatenista.............................................................................
  57
• Quadro de conquistas da
ADM-Marília.......................................................   59
Capítulo 25
• Orientações para as aulas..........................................................................
  61
Capítulo 26
• Estágio
2.....................................................................................................
 93
Capítulo 27
• Estágio 3 ....................................................................................................
 124
Capítulo 28
• Estágio
4.....................................................................................................
155
Capítulo 29
• Estágio 5.....................................................................................................
  186
Capítulo 30
• Leis que levaram a implantar o Tênis de Mesa nas escolas de
Marília......         217
• Lei que tornou a ADM-Marília Utilidade
Pública.........................................    222
• Fotos do Tênis de Mesa nas escolas de
Marília.........................................      223
Capítulo 31
• Baby-Ping, Detecção Nacional de Talentos e Seleção Brasileira................       227
Referências Bibliográficas................................................................................
235

 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário